
VOCÊ SABE PARA QUE SERVE?
Explore o conhecimento das plantas medicinais e seus usos terapêuticos
Navegue por Planta

Alecrim
Anti-inflamatório, antisséptico da cavidade oral, afecções da pele e couro cabeludo. Antiséptico tópico, antimicótico e escabicida.

Barbatimão
O barbatimão (Stryphnodendron sp.) é uma planta nativa do Cerrado brasileiro, tradicionalmente utilizada por comunidades em preparações tópicas feitas a partir das cascas do caule. De cultivo fácil e baixo custo, destaca-se por suas propriedades antimicrobianas, cicatrizantes, anti-inflamatórias e antioxidantes, além de aplicações industriais variadas.

Boldo
Indicado como colagogo, colerético e nas dispepsias funcionais.

Camomila
Planta usada para problemas digestivos, inflamações, ansiedade e cuidados da pele e boca. Seus principais compostos, como apigenina e α-bisabolol, garantem ações anti-inflamatória, antioxidante e calmante. É encontrada em infusão, extratos e produtos tópicos.

Canela
Especiaria aromática obtida da casca interna de uma árvore asiática da família Lauraceae. Tradicionalmente usada na culinária e na medicina popular, possui propriedades digestivas, carminativas e estimulantes. Rica em compostos como eugenol e flavonoides, é indicada para dispepsias, gases e dores abdominais, sendo geralmente consumida em forma de infusão.

Erva cidreira
É uma planta aromática usada principalmente como calmante, ajudando também na digestão, gripes, dores de cabeça e desconfortos gastrointestinais. É cultivada no Brasil há mais de um século e possui folhas semelhantes às da hortelã-pimenta.

Erva doce
A Pimpinella anisum (erva-doce) é uma planta cujos frutos aromáticos são usados desde a antiguidade para aliviar gases, cólicas, má digestão, tosse e resfriados, além de terem ação antiespasmódica, antioxidante, broncodilatadora e antibacteriana.

Espinheira Santa
Ações cicatrizante, antinflamatória, gastroprotetora, antiglicemica, antioxidante

Gengibre
Planta herbácea, rica em compostos bioativos como gingerol, shogaol e zingerona, responsáveis por suas ações anti-inflamatória, antioxidante, gastroprotetora e antiemética. Amplamente usado na culinária e na medicina tradicional, é encontrado em cápsulas, extratos, tinturas e chás. Embora eficaz, seu uso deve ser cautelos

Mulungu
Erythrina possui efeitos periféricos e no sistema nervoso central, podendo atuar como tranquilizantes.

Pata de vaca
Antioxidante, citotóxica, hipoglicemiante, diurética, antibacteriana e fungicida.

Sálvia
Anti-inflamatório, antinociceptivo, antioxidante, antimicrobiano, antimutagênico, antidemência, hipoglicêmico e hipolipidêmico.